sábado, 20 de fevereiro de 2010

Expectativa...


Dia 25 é o dia D. Dia em que saberei definitivamente se vou cursar uma faculdade neste ano ou não. Já passei por isso ano passado, sendo também pré selecionado no PROUNI, mas não obtendo êxito. Não fui feliz com a escolha do curso (letras), de pouca procura. Desta vez não quis arriscar-me (gestão em RH), e acho que vou prosperar.

Não posso deixar de comentar que só consegui uma nota razoável no ENEM devido à minha redação, e pra falar a verdade não gostei nem um pouco dela, achei muito breve e com algumas lacunas, mas mesmo assim consegui uma boa nota, se fosse depender de matemática eu estaria num mato sem cachorro, mas enfim...

Atendendo a pedidos, postarei o rascunho da redação... Além do mais, gostando ou não dela, foi graças a ela que estou prestes a respirar ares diferentes em 2010. Aí vai:


Como definir a ética de um país? Através de seu povo, seus costumes, sua cultura? Através de seus políticos? Por todos sem distinção? É certo que cada indivíduo tenha uma parcela de participação para a construção de um país profundamente ético, mas uma nação ética deve sim começar pelos seus representantes, principalmente.

À medida que novos escândalos envolvendo nossos políticos surgem como 'ervas daninhas' numa plantação, temos cada vez mais o sentimento de esquecimento por parte dos mesmos, e menos motivos para acreditarmos em nosso país como uma nação ética. Não basta que virem 'Santos' a poucos meses das eleições. Aliás, tal círculo vicioso cada vez mais vem perdendo seu efeito. Já estamos relativamente mais maduros em relação ao nosso papel como eleitores, e eis a principal maneira de exercermos eticamente nosso papel como cidadãos, pois se votamos eticamente, ou seja, escolhemos o candidato que julgamos ser o melhor para o país, consequentemente estamos contribuindo para que nossa querida nação seja cada vez mais soberana e ética. Toda ação gera uma reação.

Simplificando: Políticos comprometidos com o desenvolvimento do país fazem com que cada indivíduo se sinta comprometido da mesma forma, participando ativamente das decisões de seu bairro, sua cidade, consequentemente de seu país, e cidadãos comprometidos em conhecerem seus direitos frente às questões de interesse público fazem com que novos políticos apareçam no cenário político nacional. Assim se conduz eticamente um país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário